Seja abençoado!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Evangélico sem Igreja ?

No começo desta semana, foi noticiado em diversos meios de comunicação inclusive no Você para Deus, que o número de evangélicos sem vínculos com igrejas cresceu 14% em 2009. O assunto gerou muitos debates: afinal, é ou não é obrigatório o cristão freqüentar uma denominação? Um cristão que não frequenta nenhuma denominação nos enviou um comentário, logo em seguida entramos em contato com ele e ele aceitou nos responder algumas perguntas. Seu nome é Marcelo, ele nos respondeu algumas perguntas sobre a igreja atual, sobre o porque parou de freqüentar uma igreja evangélica e sobre os cultos nos lares.

1- Portal Você para Deus: Como você conheceu a Cristo?

Marcelo: Através de uma bíblia. Comecei a ler, e Deus foi dando entendimento.

2- Portal Você para Deus: Quando e porque você resolveu sair de uma denominação evangélica?

Marcelo: Não me lembro bem, isso foi ocorrendo em doses homeopáticas, até que chegou o momento que já não me sentia mais parte da igreja, tudo em decorrência de uma hierarquia criada a nível vertical, onde o membro não participa, não sabe de nada, não pode questionar, é tolhido de pensar ... a cúpula da igreja omite, não aceita dar satisfação e prestar conta de nada e tratam você como uma mercadoria. Posso afirmar que além destes motivos, ainda existem outros escândalos que envergonham e nos fazem repensar sobre o papel da igreja na vida das pessoas.

3- Portal Você para Deus: Você frequenta cultos feitos em casas? Como eles funcionam?

Marcelo: Sim frenquento! A simplicidade impera, ninguém trata você como uma mercadoria, o culto lembra a primitiva igreja ... nem se compara com as grandes empresas evangélicas.

4- Portal Você para Deus: A Igreja primitiva começou em casas, você acha que a igreja atual deveria voltar a se reunir em casas?

Marcelo: Na minha opinião sim, seria um ótimo ponto de partida... quem sabe poderíamos ver realizado a vontade de Jesus onde ele dizia “onde estiver dois ou três reunido em meu nome lá estarei”. Percebeu nessas palavras que não importa aonde nos reunimos?

5- Portal Você para Deus: Em Hebreus 10:25 diz: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." Como você vê esse versículo?

Marcelo: Quem trocaria um lustroso carro novo por outro velho e enferrujado, ou um refulgente anel de diamante por uma peça de bijuteria pretejada? Somente uma pessoa insensata faria negócios como esses! O livro de Hebreus foi escrito para pessoas que estavam em perigo de fazer exatamente uma tal troca assim. Eram cristãos pensando em deixar seu relacionamento com Cristo para voltar a viver sob a Lei de Moisés. O escritor de Hebreus estava determinado a mostrar aos seus leitores que escolha errada seria essa! As pessoas que se afastam da igreja, não se afastam para viver como antes, no pecado, mas porque já não concordam e já não sentem mais parte de uma igreja hipócrita. Hebreus foi escrito claramente para ouvintes conhecedores das Escrituras do Velho Testamento e, especialmente dos rituais de sacrifícios da Velha Lei. É evidente que os leitores pretendidos eram judeus cristãos (por exemplo, 3:1; 4:14-16). Eles tinham sofrido alguma perseguição, como resultado de sua fé e alguns, provavelmente desanimados por suas tribulações ou em dúvida sobre seu compromisso com Cristo, estavam pensando em voltar para o judaísmo.

6- Portal Você para Deus: Você vê semelhanças na atual igreja evangélica com a igreja católica?

Marcelo: As igrejas protestantes é um resultado de um racha promovido por Martinho Lutero, claro que a muitas semelhanças entre elas, só que ao longo do tempo foram mudadas ou até mesmo adaptadas novas doutrinas para se diferenciarem entre si, mas na realidade a essência é a mesma, é lamentável.

7- Portal Você para Deus: Para você, o que é fazer parte do corpo de Cristo?

Marcelo: Ao meu ver, fazer parte do corpo de Cristo e ter uma boa relação com pessoas que são ou ainda não são cristãs, ter interdependência, ou seja, ninguém faz nada sozinho todos somos dependentes uns dos outros, assim como o corpo é dotado de diferentes partes, assim nós que pertencemos a Deus somos diferentes, mas essas diferenças são insignificantes a luz da fé comum que partilhamos em Cristo, a cabeça da igreja é Cristo autoridade máxima, não podendo ser questionada e sim obedecida.

8- Portal Você para Deus: As igrejas evangélicas de hoje são adeptas do "clero e leigo"?

Marcelo: Não tenha dúvidas em relação a isso, hoje o papel da igreja no contexto atual deixa claro que a revelação da palavra fica exclusivamente ao pastor, enquanto os leigos só ouvem, nada perguntam e também não procuram entender, os leigos se tornam pressas fáceis nas mãos de pessoas mal intencionadas que destorcem a palavra de Deus, usando o evangelho como lhe convêm, fragmentando a palavra ... para fins levianos.

A estrutura da igreja católica foi e é muito semelhante, até as bíblias eram proibidas de serem traduzidas para outros idiomas, ficando restrito somente ao clero, padres, bispos etc.... que por sua vez omitiam a verdade e o conhecimento para os povos.

Hoje as pessoas tem acesso as escrituras e não se interessam em saber qual é a verdadeira vontade de Deus para suas vidas.

9- Portal Você para Deus: Qual é a mensagem que você deixa para as pessoas que ainda frequentam uma denominação evangélica?

Marcelo: Vocês não são mercadorias são seres humanos e filhos de Deus, não aceite ser tratados dessa forma... procure igrejas sérias que ainda prezam e zelam pela palavra de Deus. Nunca deixem de adorar a Deus e levar o evangelho , porque a verdadeira igreja somos eu e você que cremos em Jesus.

E a Você que deixou de frequentar alguma igreja veja o que a Palavra do Senhor te diz:

"Porque assim diz o Senhor DEUS: EIS QUE EU, EU MESMO, PROCURAREI PELAS MINHA OVELHAS, E AS BUSCAREI. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão. E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. EU MESMO APASCENTAREI AS MINHAS OVELHAS, E EU AS FAREI REPOUSAR, diz o Senhor DEUS. A PERDIDA BUSCAREI, E A DESGARRADA TORNAREI A TRAZER, E A QUEBRADA LIGAREI, E A ENFERMA FORTALECEREI;" (Ez 34: 11-16a).

Nós agradecemos ao Marcelo que nos atendeu e respondeu as nossas perguntas com muita clareza! Que Deus lhe abençoe Marcelo!

Portal Você para Deus:
 Gente, eu tinha uma opinião sobre o assunto: minha opinião era que o templo era “insubstituível” e que frequentar uma denominação é importante. E nesses últimos dias fui pensando conforme o evangelho e tive consciência de que denominação e templo são coisas supérfluas. Talvez você ficou até um pouco escandalizado com a frase que eu disse, mas cheguei a essa conclusão lendo o evangelho!

Placa de igreja e frequentar uma igreja não salva, visto que a igreja nada mais é do que uma família de fé! Dentro do templo nos reunimos para ali prestar culto, mas esse culto não precisa ser realizado dentro do templo e sim onde há verdadeiros adoradores para prestar cultos e confessar com a boca e com o coração que Jesus Cristo é o Senhor.

Os primeiros cristãos se reuniam em catacumbas para ali prestarem um culto sadio a Deus, muito longe dos templos que temos hoje e dos templo de Jerusalém, mas ainda assim estavam todos em um só espirito louvando a Deus. Igreja não é Deus, templo não é Deus. Você já deve ter feito o seguinte comentário: “Ele não vem a igreja (templo), porque está desviado dos ‘caminhos do Senhor’ ”, observando está frase vejo que nós temos em mente que Deus é a igreja, mas Deus não é a igreja, igreja é uma família; e logo quando vemos alguém fora do templo nós o pré-julgamos dizendo que ele está fora de Deus porque na nossa mente a igreja é Deus!

O Espirito Santo não habita no templo, mas em mim aonde eu estiver. Paulo diz em 1 Coríntios 6:19: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” e ainda continua dizendo: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Não estou aqui desestimulando você a frequentar o templo, só estou dizendo que os cultos podem ser realizados longe do templo com o mesmo espirito e com a mesma adoração a Deus! O reino de Deus não está relacionado a lugar, a uma geografia ou a uma tenda, o Reino de Deus nasce em mim, em você, em nós! Já não é mais como no Antigo Testamento, onde Moises colocava um véu sobre a face para que os filhos de Israel não o olhassem firmemente! Mas agora com as faces ao vento, refletindo com um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem como pelo Espirito do Senhor! Porque onde está o Espirito do Senhor ai há liberdade!

Pense nisso com carinho! 
Postado por Portal Você para Deus

Um comentário:

  1. Querido Flávio,
    Li com atenção a entrevista e o seu comentário sobre os cristãos sem igreja. Embora o compreenda e respeite, não somente com amor cristão mas por reconhecer que há muito de verdade em suas palavras, quero lhe propor uma leitura um pouco divergente da sua visão. Escrevi algo sobre isso e postei em meu blog declarando que não estou entre os "sem-igreja" (o endereço é http://jnescrevinhando/blogspot.com). Dê um passada lá e contribua com um comentário pessoal seu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...